Blog Libra Crédito

01, April 2020
Como ser produtivo em um período de quarentena?

#fiqueemcasa

Essa foi uma das hashtags mais utilizadas nos últimos dias na internet. Por conta disso resolvemos criar um conteúdo exclusivo para vocês, com técnicas para se tornar mais produtivo mesmo estando em um período de quarentena.

Já parou para pensar que a lei da inércia realmente pode ser aplicada no nosso dia a dia? Quando possuímos muito tempo livre a tendência é ficarmos, cada vez, procrastinando para realizar aquela tarefa que tanto queríamos, mas não fazemos por “preguiça”. É justamente quando o prazo fica apertado que decidimos colocar isso em prática, mas aí o tempo se torna limitado.

Para não entrar nesse círculo vicioso, vamos nos ater nas primeiras dicas:

  1. Comece pelo mais difícil nada de deixar aquela tarefa mais trabalhosa para sexta-feira ou mesmo para o fim de semana. O seu cérebro tende a ficar mais cansado ao longo do dia, principalmente com absorção das informações que você recebe instantaneamente, mesmo não percebendo. Assim, se você precisa entregar um trabalho (muitos estudantes estão utilizando a modalidade EAD – o que exige, da mesma forma, a entrega de atividades), o ideal é você começar a fazê-lo logo depois do café da manhã. Acorde, tome um café reforçado e comece a trabalhar. Nada de ficar olhando o Instagram, hein.
  2. Regra dos 2 minutos – Se você pode fazer algo em dois minutos (arrumar a cama, fazer uma ligação, responder um e-mail), faça agora mesmo e não deixe para depois. Se deixar para mais tarde, essa tarefa vai te ocupar ainda mais tempo.
  3. Técnica Pomodoro – Nosso cérebro possui dificuldade de se concentrar por um longo período de tempo. Estudiosos comprovaram que em média o ideal é você dividir suas tarefas em blocos. Dessa forma, a grande proposta da metodologia é, não só otimizar o tempo, mas também organizar melhor o dia a dia. Com o auxílio de um relógio ou mesmo de algum aplicativo no celular. separe suas atividades em 25 minutos de trabalho intenso e 5 minutos de descanso. Faça isso durante 4 sessões e, depois, deixe um tempo maior para descanso (por volta de 15 minutos). Com essa técnica, pode ter certeza que seu tempo será muito melhor aproveitado. 
  4. Aprofundamento – Uma das dicas mais importantes para aproveitar o seu tempo  é que se você quer se profissionalizar em algo você precisa dedicar mais tempo para isso. O conhecimento não é adquirido por osmose, por isso é necessário que você tenha uma frequência nas suas tarefas. Se quer melhorar seu inglês, dedique 40 minutos diários para estudar sobre o assunto. Se quer se tornar um investidor e conhecer melhor como investir, comece a ler notícias dos principais canais e dedique um tempo do seu dia para estudar partes técnicas. Com isso, sua linha de raciocínio e aprendizado sobre o assunto irá ganhar alguns pontos diários, se tornando cada vez mais distante do seu passo inicial.
  5. Lembre-se de que sua memória é péssima –  muitos acreditam ter memória visual, memória auditiva, entre outras. Pode até ser verdade, mas mesmo que você seja um gênio, escreva notas, use aplicativos, use uma agenda, ou até mesmo fale com a Siri, é fundamental que você anote o que estudou para depois, caso esqueça, possa relembrar sem muito esforço.

Nos próximos dias iremos divulgar novas dicas, mas não se esqueça: Tente aplicar essas técnicas pelo menos em um dia desta quarentena, se possível hoje, e veja os resultados.

Todo o conhecimento é válido, desde que ele seja utilizado para alguma finalidade. 

Ah, e só para lembrar #fiqueemcasa