Blog Libra Crédito

25, March 2024
Financiamento de intercâmbio: guia completo para se preparar financeiramente

     O desejo de estudar no exterior é comum entre os estudantes brasileiros, refletindo uma aspiração por qualificação profissional e experiências internacionais enriquecedoras. Esse anseio está enraizado na busca por excelência acadêmica, oportunidades de carreira melhoradas e o desenvolvimento de uma perspectiva intercultural. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, revela que 82% dos estudantes brasileiros têm planos de estudar em um país estrangeiro, destacando a forte inclinação para a internacionalização de sua educação e experiências de vida. Os motivos por trás dessa tendência vão desde a melhoria da fluência em um segundo idioma até a imersão em culturas diversificadas, passando pelo acesso a sistemas educacionais renomados e pela possibilidade de vivenciar novos métodos de ensino. 

     Mas, diante dos possíveis custos associados a essa jornada, surge uma pergunta comum: "você já se perguntou se é possível parcelar o sonho de estudar no exterior?". Essa indagação abre a porta para explorarmos as diversas possibilidades de tornar esse sonho uma realidade acessível.

 

Destinos favoritos e modalidades de intercâmbio:

     Os destinos mais procurados por estudantes brasileiros interessados em intercâmbio incluem países conhecidos por suas excelentes instituições educacionais e qualidade de vida: Canadá, EUA, Reino Unido, Irlanda e Austrália. Essas nações atraem pela combinação de ensino de alta qualidade, diversidade cultural, e oportunidades únicas de desenvolvimento pessoal e profissional. 

      As modalidades de intercâmbio oferecem uma ampla gama de experiências educacionais e culturais, adaptadas aos diferentes objetivos e fases da vida acadêmica e profissional dos estudantes: 

  • Ensino médio: esta modalidade permite que estudantes frequentem uma escola secundária em um país estrangeiro, proporcionando uma imersão cultural e linguística durante um semestre ou ano letivo.

  • Graduação, ou parte dela: estudantes universitários têm a opção de cursar parte da sua graduação no exterior, por programas de intercâmbio ou matrícula direta em uma instituição estrangeira, expandindo suas perspectivas acadêmicas e profissionais.

  • Pós-graduação: oferece a oportunidade de realizar mestrado, doutorado ou especialização em universidades internacionais, focando em avanços acadêmicos e pesquisa em um ambiente global.

  • Au Pair: combina trabalho e estudo, onde o estudante vive com uma família no exterior, ajudando com os cuidados das crianças em troca de hospedagem, alimentação, uma pequena remuneração e, muitas vezes, a oportunidade de cursar aulas em uma instituição de ensino local.

  • Trabalho voluntário: proporciona experiências de imersão cultural através da participação em projetos comunitários ou ambientais, oferecendo uma oportunidade única de contribuir positivamente para a comunidade local enquanto se desenvolve pessoal e profissionalmente.

 

A realidade dos custos:

      O valor de um intercâmbio pode variar significativamente dependendo de uma série de fatores, incluindo o destino escolhido, o custo de vida na região, a modalidade do programa de estudos e a duração do curso. Destinos com alto custo de vida, como cidades em países desenvolvidos, tendem a ter despesas maiores relacionadas a alojamento, alimentação e transporte. Da mesma forma, programas especializados ou de maior duração, como graduações completas ou pós-graduações, exigem um investimento maior em comparação a cursos de idiomas e intercâmbios de curta duração. A escolha da modalidade também impacta o custo, com programas que incluem trabalho remunerado ou voluntariado, podendo oferecer formas de mitigar os gastos gerais. Portanto, ao planejar um intercâmbio, é crucial considerar todos esses aspectos para avaliar o investimento necessário e explorar as melhores opções de financiamento disponíveis.

 

Mas, é possível financiar um intercâmbio?
     Sim, é possível financiar um intercâmbio. Existem diversas formas de tornar essa experiência acessível, adaptando-se às diferentes necessidades e possibilidades financeiras dos estudantes. Entre as opções disponíveis estão o financiamento específico para intercâmbios, oferecido por instituições financeiras, parcelamento diretamente com as empresas de intercâmbio, e até estratégias mais criativas de arrecadação de fundos.

       Uma alternativa inovadora a essas opções é o crédito com garantia de imóvel, que se destaca pelos seus benefícios significativos. Esta modalidade oferece juros mais baixos em comparação aos empréstimos pessoais e prazos de pagamento estendidos, tornando-se uma opção muito vantajosa para quem busca parcelas reduzidas e menor comprometimento de renda. Além disso, o crédito com garantia de imóvel permite que o estudante ou sua família consiga um montante de crédito maior, facilitando o planejamento financeiro para cobrir todos os custos do intercâmbio, desde a matrícula até a acomodação e despesas diárias, sem comprometer a saúde financeira da família a longo prazo.

 

Conclusão:
     Investir em um intercâmbio é um comprometimento com o seu desenvolvimento pessoal e profissional. A experiência internacional deve ser vista como uma oportunidade de mudança de vida, seja ampliando horizontes culturais, adquirindo fluência em um novo idioma, ou ganhando uma perspectiva global em sua área de estudo, ou trabalho. Portanto, é crucial que a decisão de embarcar nessa jornada seja movida por um sonho autêntico ou pela busca de uma oportunidade que você acredita ser capaz de alterar significativamente o curso de sua vida. Essa reflexão assegura que o valor investido no intercâmbio traga retornos imensuráveis, não apenas em termos de educação, mas também em crescimento pessoal e satisfação.