Blog Libra Crédito

22, March 2021
Moedas digitais: o que são e o que posso comprar com elas?

Você provavelmente já ouviu falar das Bitcoins, certo? A conhecida moeda digital foi criada em 2009 e, por ser recente no mercado, sempre deixa uma dúvida no ar. Assim, são bem comuns perguntas como: moedas digitais, o que são o que posso comprar com elas? 

Para sanar todas as suas dúvidas sobre essa tecnologia presente no mercado financeiro, a Libra Crédito preparou um artigo explicativo sobre o universo das moedas digitais. Confira! 

O que são moedas virtuais?

Existentes há mais de dez anos no mercado, as moedas digitais, também chamadas de criptomoedas, são tipos de valores, ou de dinheiro, com natureza tecnológica, ou seja, existem apenas dentro do ambiente digital. 

E, além disso, elas também possuem outras características que as diferenciam das moedas físicas como: a descentralização, a criptografia e a volatilidade. Abaixo, seguem informações sobre essas características:

  1. Descentralização: as moedas digitais não possuem um órgão ou governo responsável por controlar, intermediar e autorizar suas emissões e transações. Quem fica responsável por isso, e as “controla”, são os próprios usuários; 
  2. Criptografia: possuem uma espécie de camada de segurança online. A criptografia “bagunça” as informações de forma que somente um código consegue visualizá-las. Isso ajuda a manter o sigilo de informações, dificultando roubos e fraudes; 
  3. Volatilidade: seu preço (ou valor) pode mudar rapidamente em pouco tempo. Isso acontece porque ela é medida de acordo com a lógica de oferta e demanda, ou seja, quanto mais os usuários querem comprá-las, mais caras ficam, quanto mais querem vendê-las, mais baratas ficam. Em pouco mais de um ano o Bitcoin, por exemplo, desvalorizou mais de 70%.

Quer saber mais sobre como reconhecer e mensurar contabilmente as moedas digitais? A BLB Brasil, fez um post imperdível! Confira!

Inclusive, se você quiser saber quanto vale cada moeda digital, o site Coinmarketcap.com é a principal fonte do mundo sobre a cotação das criptomoedas. Falando em preços, você já pensou em como comprar as moedas digitais?

Que tipo de compra posso efetuar com moedas digitais?

As moedas virtuais têm a mesma finalidade que as físicas. Elas servem, portanto, para comprar produtos, realizar transações, pagamentos, etc. Existem, no mundo, muitas lojas comerciais já aceitando as criptomoedas como forma de pagamento. 

Alias, algumas empresas de viagens, turismo, lojas de roupas e acessórios aceitam as conhecidas bitcoins como troca por seus serviços e produtos. Ainda são poucas as marcas que optam pelas moedas, mas aos poucos a adesão vem acontecendo. 

É o mercado imobiliário que está aceitando moedas digitais com mais recorrência. As imobiliárias já estão adotando as moedas digitais como forma de pagamento por bens. 

O uso de moedas digitais como forma de pagamento só tende a aumentar futuramente no mercado, já que a presença e conhecimento das criptomoedas crescem cada vez mais no mundo com o passar dos anos. Além disso, elas também são usadas como forma de investimento por parte de seus compradores. As possibilidades são infinitas!

Gostou do artigo e quer saber mais sobre investimentos e créditos? Entre em contato com a Libra Crédito!