Blog Libra Crédito

23, April 2020
Pessoas Economicamente Ativas e mais “experientes”.

População Economicamente Ativa (PEA) é uma definição criada para intitular a população que está introduzida no mercado de trabalho formal ou informal ou que, de certa forma, está procurando se inserir nele.

Não há uma forma única em todo o mundo para definir aqueles que fazem parte dos economicamente ativos. Em alguns países, o índice inclui os trabalhadores que possuem entre 10 e 60 anos, já no Brasil e em alguns outros considera-se apenas aqueles que possuem mais de 15 anos de idade. De acordo com o IBGE, em nosso país, a PEA compreende 63,05% da população.

Ainda segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o país terá mais idosos do que crianças a partir de 2039; e, em 2060, um a cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos. Esse envelhecimento da população gera alguns impactos que devem ser tratados com cautela pelo governo, como o aumento de gastos com saúde e previdência.

Essa mudança da distribuição etária de nossa população trará mudanças também no mercado de trabalho. Muito provavelmente será o momento mais adequado para aproveitar de maneira mais efetiva todo o capital humano acumulado com as pessoas mais experientes e que querem se manter na ativa.

Fonte: brasilescola.uol.com.br

Dica Libra

Assista o filme “Um Senhor Estagiário” e comece a considerar a possibilidade de contratação de pessoas com um pouco mais de idade. Robert De Niro mostra a Anne Hathaway que é possível um senhor de 70 anos contribuir muito em uma empresa digital.